por Gustavo Araujo

Uma coisa que começo a perceber é que as empresas do ramo da Informática/Tecnologia da Informação, não conseguem achar profissionais para trabalhar na área. Mas onde é que elas procuram, e além do mais, onde é que acham que vão encontrar profissionais, na capital? Não, é isso que essas empresas precisam perceber. Os profissionais que estão procurando estão no interior do estado, e de fato em especial uma cidade chamada São João da Boa Vista – SP, tem em excesso profissionais da área, desde Técnicos em informática e programação formados até graduados em ensino superior e tecnólogos. A maioria destes profissionais hoje, da mesma forma que eu, estão desempregados, ou desistiram e foram trabalhar no comércio (ainda é a aréa forte da cidade, embora tenha algumas empresas de TI também), e mesmo as empresas da cidade não sabem como procurar tais profissionais (desconheço o motivo de tal dificuldade). São João da Boa Vista – SP está localizada na divisa com Minas Gerais, próximo a Poços de Caldas – MG. A cidade (São João da Boa Vista) tem 3 instituições de ensino excelentes sendo elas:

UNIFAE – Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino.

IFSP SBV- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus São João da Boa Vista.

UNIFEOB – Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos.

Os dois centros univeritários tem cursos da área da Tecnologia da Informação e afins. O IFSP tem cursos técnicos e também de Tecnólogos na área, com previsão de criação de cursos superiores também.

Das empresas que me chamaram para um entrevista, todas disseram que queriam um profissional mais experiente. Mas, como vou ser experiente se ninguém me contratar para trabalhar?

O pior foi quando recebi duas ligações de telefone de duas empresas querendo me chamar para fazer estágio, mas não puderam fazê-lo porque eu me formei técnico no meio do ano passado. (Ainda pretendo continuar estudando, apesar de tudo). O meu medo é que depois de tudo e da demora, é que digam que já sou muito velho para trabalhar com isso. (No momento eu tenho 24 anos e vou fazer 25 em abril desse ano de 2011).

Então, empresas de TI e afins, parem de olhar somente para a capital e voltem seus olhos para o interior, e cidades de médio porte como São João da Boa Vista e cidades circunvizinhas. Porque tem muitos talentos de sobra que se perdem no caminho porque não tem uma chance ou uma boa oportunidade de mostrar o seu valor.

Edit 04/2012 – A UNESP tem planos para vir para São João da Boa Vista SP e utilizar as instalações da UNIFAE, que será incorporada pela UNESP nos próximos anos. A parte burocrática está pronta, basta apenas alguns poucos detalhes para a UNESP se instalar na cidade.

Anúncios