por Gustavo Araujo de A. C.  (Blog do Brasileirinho)

Se voce todas as vezes se pergunta:
“Por que fazer a prizatização de uma obra ou instituição, isso é bom?”
Muitos políticos de partidos de esquerda ficam falando “o governo privatizou isso…”, “o governo privatizou aquilo…”, mas afinal de contas, isso é ruim ou não?
Para falar a verdade, não é de tão ruim assim, pelo simples motivo de que com a privatização ela se torna privada, ou seja, uma empresa particular, não pertencendo mais ao governo e sim a terceiros, deixando a responsabilidade de custeio e manutenção por conta dos donos dela, não mais do governo, e pelo fato de a empresa ser particular, e ser o investimento dos donos dela que está em jogo (e o dinheiro deles também), são meio que obrigados a manter a empresa e fazê-la funcionar, dar lucro e crescer. Também tem o detalhe que é muito bom em questão de evoluir e trazer novas tecnolgias tambem, um exemplo disso foi a privatização da Telesp em São Paulo, que foi comprada e incorporada pela Telefonica, e que apesar de nos dar “algumas dores de cabeça, em algumas vezes”, fez com que fosse facilitado o serviço de telefone fixo para a maioria das pessoas, onde primeiro voce era obrigado a pagar a bagatela de R$300 mair ou menos para se ter um telefone; mas  apesar de tudo, a Telefonica, foi espertinha, e ao invés de vender a linha, pensou: “Porque vender a linha, e demorar pra obter lucro, não seria mais facil alugar e ter mais gente pagando um aluguel do que comprando?” (é verdade, a gente tem em casa uma linha alugada, e não é nossa; tanto que se a  gente cancela e depois manda religar, eles não são obrigados a manterem o mesmo número), foi o que ela fez, e antes do que era a Telesp, uma empresa quebrada e falida, se tornou uma empresa muito lucrativa, valendo 100 vezes ou mais do que era a Telesp. Além disso trouxe para nós tecnologia de fora, já que a Telefonica é uma empresa espanhola, e como quer manter sua boa imagem de uma empresa que não fica atrás de seus concorrentes, foi obrigada a investir em tecnologia aqui no Brasil, investindo em conexões como a ADSL (Speedy) e até mesmo em conexões de fibra optica (não é exclusividade, mas ela ajudou investir).
Sabia que a maior empresa brasileira hoje, é uma empresa privatizada, que no passado foi uma estatal: a Vale do Rio Doce, e que gera uma quantidade de lucro  em impostos inimaginável para o governo?
Mas afinal, por que se privatiza uma estatal? Pelo simples fato as vezes do governo não conseguir gereciar muito bem (tem o detalhe de alguem meter a mão e rouba-la também), as vezes por má administração dos responsáveis tambem, então privatizar é uma soluçao viável, para impedir inclusive de quebrar e ficar falida.
Se existe um lado ruim da privatização, pelo menos ao meu ver, é para os políticos corruptos que não vão conseguir botar a mão e desviar dinheiro dela na hora que quizer.

(Permitada a divulgação e reprodução com os devidos créditos ao autor).

Anúncios